É comum associarmos riqueza ao salário recebido mensalmente. No entanto, uma pessoa que ganhe uma remuneração alta não necessariamente é rica. O critério ideal para saber se está no time dos afortunados ou não, é calcular seu patrimônio. Ou, melhor: seu patrimônio líquido.
De modo geral, podemos dizer que o patrimônio líquido é o resultado de tudo que alguém já conquistou financeiramente na vida. Se você calcular o seu agora, como faremos a seguir, entenderá se seu status financeiro está onde deseja.
O primeiro passo nessa descoberta é fazer o levantamento de tudo o que possui e que tem valor de mercado. Imagine que vai se mudar para outro país e não pode levar praticamente nada na viagem. Quanto você conseguiria com a soma desses produtos? Observe sua residência e anote todos os itens que considera relevantes, escreva na frente deles o valor que conseguiria caso fosse vendê-los. Some todos os números. O resultado desse cálculo é o balanço dos seus ativos.
Agora chegou o momento de calcular seus passivos. Faça o balanço de todas as suas dívidas. Some todos os empréstimos, financiamentos e dívidas de cartão de crédito. Subtraia-as da soma dos seus ativos. O valor resultante é conhecido como o patrimônio líquido atual.
Com esse dado, é possível ter a imagem do seu status financeiro, sendo assim, pode começar a se planejar financeiramente e projetar seu futuro. É importante recalcular seu patrimônio em uma base regular de tempo, de modo que possa acompanhar a evolução da sua situação financeira. Para a maioria das pessoas, calculá-lo uma vez por ano é o suficiente para detectar os problemas e ter a certeza de que você ainda está no caminho certo para cumprir suas metas.
Você é rico?
Os autores do livro O Milionário Mora ao Lado desenvolveram uma fórmula que nos ajuda a calcular se somos ricos ou não, com base em idade e condições de renda. Lembre-se que esse teste não é um atestado definitivo da sua situação financeira, mas é um bom parâmetro para avaliar o tamanho relativo do seu patrimônio líquido.
O primeiro passo é descobrir seu Patrimônio Líquido Esperado, bastando multiplicar sua idade por sua renda anual, vinda de todas as fontes, exceto heranças. Pegue o resultado e divida por 10.
Sua idade x Sua Renda Atual ÷ 10 = Patrimônio Líquido Esperado
Comparando o seu patrimônio líquido atual como seu patrimônio líquido esperado você se encontrará em uma dessas três categorias:
PAR (Prodígio Acumulador de Riqueza) – Patrimônio Líquido maior do que Patrimônio Líquido Esperado
Você pode ser considerada uma pessoa rica, uma construtora de riqueza, porque é melhor em termos de formação de patrimônio líquido quando comparado com outras pessoas na mesma faixa de renda e idade. Parabéns e continue assim!
Sub-Acumulador de Riqueza (SAR) – Patrimônio Líquido menor do que o Patrimônio Líquido Esperado
Você não pode ser considerada, dadas as suas condições, uma pessoa rica. É provável que você tenha um estilo de vida acima dos seus meios, dando muita importância para o consumo e subestimando fatores fundamentais para a construção da riqueza.
Médio Acumulador de Riqueza (MAR) – Está fora das duas categorias acima
O seu patrimônio líquido está perto daquilo que seria esperado para pessoas na sua faixa de renda e idade. Tipicamente o patrimônio líquido de pessoas jovens, recém-saídas da faculdade, por exemplo.
Se você gostou do assunto deste texto, também pode se interessar por Viver de renda exige disciplina e planejamento e Teste: sua independência financeira vai demorar a chegar?
Fonte: Verde Investimento