Finanças pessoais: método 50-15-35

Organize suas financias de forma prática e eficiente.

O método 50-15-35 é uma forma simples e prática de organizar as suas finanças pessoais. Ele consiste em dividir a sua renda mensal em três partes: 50% para os gastos essenciais, 15% para os objetivos financeiros e 35% para os gastos livres.

 

-Os gastos essenciais são aqueles que você precisa para viver, como moradia, alimentação, transporte, saúde, educação e impostos.

-Os objetivos financeiros são aqueles que você tem para o seu futuro, como poupar para a aposentadoria, investir em um negócio, fazer uma viagem ou comprar um imóvel.

-Os gastos livres são aqueles que você faz por prazer, como lazer, hobbies, compras, restaurantes etc.

 

Para aplicar o método 50-15-35 é bem simples:

- Calcule sua renda líquida: é o valor que você recebe depois de descontar os impostos e as contribuições obrigatórias, como INSS e FGTS.

- Registre seus gastos: anote todos os seus gastos em um aplicativo, planilha ou caderno, separando-os nas três categorias do método 50-15-35.

- Analise seu orçamento: compare seus gastos com sua renda e veja se eles estão dentro dos limites estabelecidos pelo método. Se não estiverem, identifique onde você pode cortar ou reduzir despesas.

4. Ajuste seu planejamento: faça as mudanças necessárias no seu orçamento para adequá-lo ao método 50-15-35. Lembre-se de que você pode adaptar o método à sua realidade, desde que mantenha o equilíbrio entre as três categorias.

5. Acompanhe seus resultados: monitore seus gastos periodicamente e avalie se você está conseguindo seguir o método 50-15-35, se necessário, faça novos ajustes.

Com esse método é possível facilitar em dobro o controle do seu orçamento, já que ao dividir sua renda em três categorias simples, você consegue ter uma visão clara de onde está gastando seu dinheiro e onde pode economizar. Dessa forma, alcançar seus objetivos financeiros pode se tornar uma realidade tangível e obter uma melhor qualidade de vida.